domingo, 15 de janeiro de 2017

Recolhendo dados do Astro Pi - temperatura, humidade e pressão

O objetivo da competição Astro Pi é recolher dados do meio ambiente e tratá-los, testando uma hipótese ou atuando de acordo com os dados obtidos.

Os sensores por onde será mais fácil para os alunos começar a recolha de dados são os sensores de temperatura, humidade e pressão, por serem estas grandezas valores escalares.

Para explorar estes sensores vamos recorrer à terceira aula disponibilizada pela Ciência Viva, programa Esero, realizando todos os exercícios até à página 10 do referido documento:



NOTA: detetámos uma gralha na página 9, na última linha do primeiro programa proposto nessa página, a mensagem "humidity" deve estar entre aspas, de forma a escrever na matriz de LED essa palavra. Para apresentar o valor da variável humidity, há que fazer:


A recolha de dados através do Sense HAT não se revela difícil, bastando para isso usar os comandos associados à recolha de dados dos sensores:


Relativamente à temperatura, os valores obtidos revelaram-se demasiado altos, o que poderá estar relacionado com o facto de estarmos a medir a temperatura junto ao equipamento, aquecido pelo processador e restantes componentes eletrónicos. Este é um problema sobre o qual nos vamos ter de debruçar mais tarde.

Quanto à humidade, grandeza fundamental para detetar a presença de cientistas no módulo Columbus - a missão primária sugerida pela ESA - fizemos alguns ensaios, registámos os valores num ficheiro csv (este tipo de ficheiro merecerá post posterior) seguindo tarefas indicadas no documento da Ciência Viva e obtivemos os seguintes resultados para três situações distintas - connosco fora do alcance do sensor; próximos do sensor; respirando para cima do sensor:


Agora há que explorar os dados...quando respiramos para cima do sensor, é evidente a alteração da humidade, mas os cientistas da ISS não estarão a respirar mesmo para cima do raspberry pi...será que o sistema de suporte de vida não reagirá suficientemente rápido para inverter o aumento de humidade gerado pela presença de cientistas? Como podemos relacionar a humidade com a temperatura (já que a humidade relativa depende da temperatura ambiente? Com o tamanho da Columbus será possível que a presença de uma pessoa no seu interior altere a humidade local? Tanto em que pensar...Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário