segunda-feira, 13 de março de 2017

Tornando o Astro Pi autónomo

No desenvolvimento do desafio Astro Pi nunca foi necessário usar o Astro Pi de forma autónoma. O desafio Astro Pi, no entanto, não se esgota em si mesmo. O material que nos foi fornecido pode e deve continuar a ser explorado em atividades de sala de aula e de outros projetos em que a escola esteja envolvida.

O facto de tornarmos o Astro Pi autónomo e portátil, alimentado por um power bank, permite-nos usá-lo em qualquer ambiente. Podemos querer averiguar os valores de um ou mais sensores em tempo real, fazendo aparecer esses valores na matriz de LED, ou podemos criar um ficheiro csv que analisaremos mais tarde.

Foi na ação de formação promovida pela Ciência Viva ASTRO PI - Aprender a programar um raspberry pi que aprendemos a tornar autónomo um raspberry pi. A ação, para professores, foi ministrada pelo colega César Marques que nos explicou os passos a seguir para que um Astro Pi inicie um programa específico ao ser ligado a um power bank (ou outra fonte de alimentação, claro).

O objetivo é alterar o ficheiro rc.local que se encontra na diretoria /etc do raspberry pi. Por defeito este ficheiro está apenas a escrever o IP do computador no ecrã, ao iniciar; no entanto, é possível alterá-lo para que, no momento em que inicia, o raspberry execute determinado programa ou função.

Para proceder à alteração deste ficheiro, há que:


Depois disto, é aberta uma janela com o ficheiro rc.local que é possível editar. O último comando do ficheiro é "exit 0" e não podemos introduzir novos comando a seguir a esse.

Assim, para que o raspberry pi execute a aplicação que pretendemos no momento em que é ligado, devemos acrescentar, antes da linha "exit 0" os comandos seguintes:

             cd /home/pi         # Muda para o diretório onde se encontra a aplicação (este exemplo assume que o programa está em                                                       #/home/pi)

             su pi -c “python3 NomeDoFicheiro.py” &     # o “&” faz com que o programa não bloqueie   a inicialização normal do
                                                                                    # raspberry pi 

E pronto! Agora podemos levar o Astro Pi para onde quisermos e fazer correr os programas que tenhamos criado. Podemos colocá-lo num carrinho e medir a aceleração durante uma descida, podemos deixá-lo à noite no exterior e verificar a variação da temperatura, podemos levá-lo connosco numa caminhada pela serra e verificar a variação da pressão...ideias não faltam!

Caso se pretenda que a inicialização do raspberry pi volte a ser a vulgar, aquela que acontece por defeito, há que voltar a aceder ao ficheiro rc.local da forma indicada anteriormente e apagar ou comentar os comando inseridos.

O Astro Pi a funcionar de forma autónoma

Sem comentários:

Enviar um comentário